A Textron Aviation anunciou hoje o lançamento do Cessna 408 SkyCourier, um novo bimotor utilitário turbo-hélice, com capacidade para transportar até três containers LD3. O fabricante confirmou ainda o pedido firme de 50 aeronaves do tipo feitos pela FedEx. A previsão é que o novo modelo entre em serviço em meados de 2020.

O modelo foi projetado para atender aos operadores do Cessna Caravan que necessitam de uma aeronave com maior capacidade, mas que possa operar nos mesmos aeroportos e com a mesma estrutura existente. Visando aumentar a agilidade na movimentação de carga, os engenheiros buscaram obter um amplo espaço interno, capaz de acomodas os containers LD3, os mesmos utilizados em aviões de maior porte, sem exigir uma fuselagem larga. Além disso, foi instalada uma ampla porta de carga lateral, na parte traseira, e piso que permite a movimentação de cargas de grande volume.

 

A Cessna ainda oficializou uma versão de passageiros, sem clientes, que oferece 19 assentos, numa cabine não pressurizada. O modelo pode atender especialmente aos operadores dos veteranos DHC-6 Twin Otter e Let 410.

O novo Cessna 408 SkyCourier terá 16,71 m de comprimento, 21,95 m de envergadura e 6,02 m de altura. O alcance máximo será de 900 nm, com velocidade de cruzeiro de 200 nós e carga paga de 2.721 kg (6.000 libras). Visando uma operação de baixo custo, o modelo contará com trem de pouso fixo e asa semi-cantilever.