Como forma de tentar reduzir a poluição e o custo de uso e manutenção, os carros híbridos e elétricos já são uma realidade em nosso cotidiano há um certo tempo, estando cada vez mais populares e acessíveis. As motorizações alternativas vem aparecendo em outros meios de transporte, como os aviões, que são o nosso foco.

  Como forma de acompanhar uma tendencia global a Tecnam, fabricante italiana de aeronaves, desenvolveu em parceria com a Rotax e a Rolls Royce, o P2010 H3PS, o primeiro avião híbrido-elétrico de 4 lugares com um sistema semelhante ao que vemos em alguns carros híbridos. É um sistema relativamente simples, o qual foi pensado para a aeronave ter uma performance e carga útil semelhante á de aeronaves equipada com motores convencionais.

  O conjunto motriz é composto de um motor Rotax 915iS turbo alimentado de 141HP, unidade eletrônica de controle (ECU), um Motor elétrico de 40HP e 2 baterias fornecidos pela Rolls Royce, além de outros periféricos necessários para que o sistema híbrido funcione.

  O motor elétrico tem a função de motor de arranque e booster (impulsionador) para decolagem, subida e outras situações que a potência total do motor se faz necessária, em voo reto nivelado (situação que demanda menos potencia do motor) as baterias são carregadas através de um gerador. Quando funcionando em conjunto, motor a combustão e elétrico geram a potência total de 180HP, mesma cavalaria de motores a combustão que equipam o P2010 em produção.

  Infelizmente o P2010 H3PS não foi desenvolvida para ser comercializado, e sim para ser usado como plataforma de estudos e desenvolvimento para aeronaves ecologicamente corretas que poderemos ter em um futuro próximo.

 

Fontes: Flyingmag, Tecnam.